Oscar 2017: Aliados

Dos 5 filmes concorrendo, juntamente com Jackie, Aliados é o filme mais ‘fashionista’ de todos, mas embora a beleza que o mesmo tenha e dois atores de peso, não é um filme que tenha ganho grande destaque, talvez se tivesse sido feito anos antes sim.

O filme conta a história de dois espiões, a francesa Marianne Beausejour (Marion gracinha Cotillard) e o americano Max Vatan (Brad Pitt), que se conhecem durante uma missão no Marrocos durante a 2ª G.M. em uma missão para matar um líder nazista. O filme, podemos dizer, é dividido em duas parte: a primeira com os dois agentes em Casablanca, aonde se apaixonam (a parte mais romântica), e a segunda com os dois de volta a Londres, casados e com uma suspeita em cima de Marianne, sendo acusada de ser espiã alemã (a parte mais dramática).

O figurino...

Tendo dois personagens principais, Marianne e Max, ganham total destaque no figurino bonito criado por Joanna Johnston que, para o qual, disse ter se inspirado nos filmes do inicio dos anos 1940, época de ‘ouro de Hollywood’, a fim de deixar o figurino mais glamoroso.

O figurino de Max, assim como o filme, é um pouco mais glamoroso na primeira parte do filme (há, inclusive, uma fala de Marianne em que ela diz que disse a todos que seu marido ‘gostava de roupas finas e caras’, como deveria gostar um parisiense). Em cada cena ele está com uma roupa diferente, todas a inspiração de uma Hollywood dos anos 1940, é bonito, charmoso e elegante, como todo galã deveria ser. Inicialmente suas roupas são de cores neutras, bege em suas derivações de tonalidade; cinza e marrom.




Já na segunda parte do filme ele praticamente usa uniforme militar e, quando não, usa blusa de gola rolê, couro e suéter e, diferente da primeira parte, sempre em cores escuras.



Marianne, dos dois, é quem ganha ainda mais destaque no figurino, figurinista a vestiu com muita seda “para dar brilho e movimento”, pois ela é uma mulher f feminina e forte que “precisava ser bonita e intrigante”. Seu vestidos e saias de alfaiatarias são lindos, parecendo que saíram direto de um desfile de moda da época (muito fácil notar a influência de figurinos de alta costura da época, como Dior e Chanel), e, claro, que todos eles eram complementados por uma maquiagem perfeita com a boca’, quase sempre, vermelha.





Mas, para mim, o grande destaque do figurino vai para as camisolas de sedas usadas por Marianne nas noites em que os dois estavam em Casablanca, todas são lindíssimas e, na minha opinião, atemporais.




Quanto a figurinista Joanna Johnston ela já foi indicada ao Oscar uma vez em 2013 pelo figurino de Lincoln, porém nunca ganhou o prêmio. Ela tem no seu currículo filmes como Operação Valquíria, Forrest Gump e um dos meus filmes preferidos no quesito figurino O Agente da U.N.C.L.E. 

Share:

0 Comments