Oscar 2017: Jackie

A principio, confesso, fiquei receosa de assistir esse filme (o deixei por Ășltimo), mas quando o assisti me impressionei, de maneira positiva, claro. A fotografia Ă© maravilhosa, enredo e, claro, a atuação da Natalie Portman como Jackie Ă© espetacular, merecedora do segundo Oscar da atriz.

Confesso que nĂŁo conheço a histĂłria dos Kennedy a fundo e talvez isso tenha contribuĂ­do para o filme me deixar a impressĂŁo de que Jacqueline Kennedy era uma pessoa que sentiu muito mais a perda do ‘cargo’ de primeira-dama do que a perda do marido. AlĂ©m disso, me deu a entender que ela nĂŁo queria cair no esquecimento do povo americano, nĂŁo queria ficar atrĂĄs de outras mulheres de presidentes e que ela era um pouquinho fĂștil, mas, como jĂĄ disse, Ă© tudo a MINHA impressĂŁo. Mas, enfim, o filme Ă© muito bom e me surpreendeu, e muito.

O figurino...

Dos 5 filmes acredito que esse Ă© o que ‘menos’ se tem a falar, nĂŁo porque ele Ă© ruim, pelo contrĂĄrio, o figurino Ă© maravilhoso e Ă© o favorito para ganhar a estatueta! O que eu quero dizer com ‘menos’ a se falar Ă© que ele Ă© basicamente Jackie. Claro que o filme existem outros personagens, mas o grande destaque Ă© a protagonista e seus figurinos foram criados a partir do que a prĂłpria Jacqueline Kennedy usou. Tudo isso sĂł demonstra o incrĂ­vel trabalho de produção, e pesquisa, da Figurinista francesa Madeline Fontaine. Abaixo o figurino de Natalie e o conjunto usado por Jackie no dia em que Kennedy foi assassinado, esse conjunto foi especificamente criado pela maison Chanel para o filme, pois o usado por Jackie, apesar de criado por uma marca americana, teve tecido cedido pela Coco Chanel.




Como jå disse, Jackie era simplesmente Jacqueline Kennedy, com seus chapéus pillbox, as pérolas, vestidos com decote em barco e de corte reto, o escarpam Pilgrim de salto baixo e os conjuntinhos de saia com casaquinho.









para mim os grandes destaques foram o vestido preto abaixo que quase nĂŁo aparece, mas eu achei lindo, e o vĂ©u de renda que ela usa na cena do funeral do marido.





Quanto a figurinista Madeline Fontaine, ela nunca foi indicada para o Oscar, embora jĂĄ tenha ganho outros prĂȘmios, essa Ă© a primeira vez provĂĄvel ganhadora, porĂ©m a mesma tem filmes famosos em seu currĂ­culo, como Yves Saint Laurent (2014); O Fabuloso Destino de AmĂ©lie Poulain (2001) e a sĂ©rie da Amazon, ainda no piloto e mesmo assim uma das minhas favoritas Casanova (2015).

Share:

0 Comments