Prematuras apostas para o Oscar de Melhor Figurino

Moda + Cinema, para mim, essa é a mistura perfeita, e o que melhor demonstra isso são os indicados a categoria de "Melhor Figurino" do Oscar. E hoje, nesse primeiro post, vou falar um pouco sobre as minhas apostas de possíveis indicados a categoria que oficialmente só saíram em 2016 (e que ai dedicarei a fazer um post detalhado de cada filme).

O primeiro deles é Cinderela que é a história da famosa princesa da Disney (ok que a Cinderela se torne princesa depois do casamento, certo?) e, ao pensarmos em princesa a primeira coisa que vem a cabeça são os brilhantes e volumosos vestidos e a figurista Sandy Powell conseguiu com maestria trazer todo esse imaginário das vestimentas para a versão filme da famosa animação.

O segundo é filme Brooklyn, uma história de amor (segundo criticas e sinopses porque eu ainda não assisti o filme) que se passa na década de 1950, sendo assim o figurino é de época e talvez por esse fato e pela possível indicação ao Oscar de Melhor Filme que ele entre na categoria de Melhor Filme, mesma coisa que provavelmente acontecerá com Joy, mas, como eu disse, eu não assisti o filme ainda, apenas vi fotos, então não posso julgar muito.

Agora ao primeiro dos meus três preferidos: Carol. O filme, que tem sido bastante comentado e ganhou alguns prêmios, tem a mesma figurinista de Cinderela, a britânica Sandy Powell, que conseguiu colocar no figurino de época, o filme se passa na década de 1950, as características das duas personagens principais.

Apenas por essa foto, pelo menos eu, percebo que Sandy colocou roupas de uma garota um pouco "a frente de sua época" (se não me engano acho que ela inclusive usou calças) que é a personagem de Rooney Mara, a Therese Belivet, e a de uma mulher de classe média alta que vivia segundo o que a sociedade dizia ser o certo para uma mulher naquela época na personagem Carol Aird (Cate Blanchett), Sandy, para mim, conseguiu fazer um belo trabalho nesse filme.

Segundo temos A Garota Dinamarquesa aonde o figurino é uma parte, segundo o que vi pelo trailer, bem importante não apenas para o filme, mas para a construção da história, do personagem se descobrir. O filme é de época e boa parte do figurino tem inspiração nas roupas que Lili Elbe (Eddie Redmayne) usou nos quadros que Gerda (Alicia Vikander) pintou dela. Podemos ver então o quanto as roupas influenciaram a pessoa de Lili Elbe e, assim sendo, eles não poderiam ter deixado essa parte ser feita por qualquer um e de qualquer forma. E o mais legal, para mim claro, é que essa produção é tão maravilhosa que consegue transformar Eddie Redmayne em uma versão mais velha da Jessica Chastain (acho os dois fofos e super talentosos, então isso não é uma crítica ruim ok?).

Agora o meu último favorito, Macbeth. Eu poderia fazer uma lista com, no mínimo, 5 motivos do porque esse filme é meu preferido, mas vou limitar a uma pequena explicação. O figurino é algo bem trabalhado e sempre que vejo alguma imagem do filme (uma delas é o meu papel de parede do computador) penso estar diante de uma pintura gótica (e uma em especial me da vontade de chorar). A indumentária é simples se compararmos a outras super produções shakespearianas, porém é muito bem trabalhada. Os figurinos, ao que parecem na foto abaixo, são ricos, mas de maneira simples e até onde as fotos nos permitem ver, parece que os figurinistas tiveram êxito no material e no estilo de roupa do filme remontando a época em que o texto de Shakespeare se passa. 


Ai estão os, ao meu ver, possíveis indicados e futuramente, quando a lista oficial sair, prometo escrever de maneira detalhada sobre cada um.

Share:

0 Comments