A Lenda de Tarzan

Rapidamente falando, o filme passa a história do retorno do Tarzan (Alexander Skarsgård) ao Congo após ter saído dele e estar vivendo em Londres com, agora sua esposa, Jane (Margot Robbie <3 ). O filme é bem legal e, na minha opinião, inovou com esse tema (embora, como li em uma crítica, existissem vários aspectos que poderiam, de forma dramática, serem melhor tratados), porém, de um todo, o filme é interessante.

Em um todo as atuações, efeitos, etc, são muito bons, porém quando se diz respeito ao figurino, principalmente o da Jane quando voltam ao Congo, me deixou um pouco incomodada (no quesito fidelidade a época). Nas primeiras cenas em que ela aparece, o casal, Jane e Tarzan, ainda estão em Londres e até aquele momento há grande fidelidade a moda londrina da década de 1880 (Era Vitoriana).

O vestido azul, de todo o figurino da Jane, é o que mais se assemelha a moda de 1880 (tirando o decote), claro que há diferenças, como a falta de espartilho, mas a Jane do filme foi criada no Congo desde pequena, então a cultura dela é diferente e, de certa maneira, ela teve de se 'adaptar' a esse 'novo mundo' assim como Tarzan e isso fica nítido em uma das falas dela quando está fazendo malas e pergunta quantos espartilhos deve levar, pois 'uma mulher convidada da rainha deve desmaiar pelo menos duas vezes' (algo assim). E o vestido branco se trata de uma camisola, que não era diferente das 'roupas de baixo' usadas na época.
 


Quanto o figurino da Jane quando está no Congo, em Flashbacks ou quando eles voltam, eu achei ambas as roupas um tanto fora da época (ao meu ver se assemelhavam muito mais as décadas de 1940 e 1950 que de 1880). Claro que muitas coisas devem ser levadas em conta e a duas principais (ao meu ver) são o fato de Jane ter sido criada com outros costumes, de não ter nascido em uma sociedade urbana londrina então espartilhos, saias volumosas e cintura fina não faziam parte dela (como dito anteriormente), por isso o vestido simples e soltinho dos flashbacks e a saia e 'camisa' folgadinhas de quando eles voltam ao Congo; e a segunda é o fato de que o tipo de vestido usado durante a era vitoriana não era uma vestimenta cabível para se usar na selva.


Agora o figurino masculino acredito que tenha sido mais fiel a época, como na foto abaixo aonde o Tarzan e o personagem George (Samuel L. Jackson) usam um morning suit (fraque) cada um. Quanto as roupas no Congo, bom, o Tarzan usa apenas um shorts de alfaiataria e o personagem George usa roupas que misturam um pouco do Cowboy americano com roupas de caça, essa última muito presente no figurino do capitão Rom (Christoph Waltz) que lembram, novamente, peças de 1940/1950.


Agora uma desculpa, da minha parte, não consegui achar muitas informações sobre o figurino então uma das peças que mais achei interessante, a do Chefe Mbonga (Chefe Mbonga), fico sem dar muitas informações se a mesma segue alguma realidade (que eu acredito que não), mas mesmo assim a sua montagem com a junção de couro, tecidos com print imitando pele e o osso na máscara eu achei muito interessante.


Ponto Negativo: na verdade não é exatamente algo relacionado ao figurino (é mais relacionado a 'maquiagem'), eles ficam boa parte do filme na selva e a barba de praticamente todos os personagens está perfeita! Desculpe, sei que é um filme, mas isso me incomodou um pouco.

Ponto Positivo: eu não consegui achar nada que confirmasse isso, mas eu gostei muito da possível lingerie feminina (foto abaixo) que a figurinista Ruth Myers deixou aparecer na Jane em uma das cenas finais do filme. Como disse, não sei se era mesmo uma lingerie, mas pareceu e eu gostei muuuuuuito disso!


Uma curiosidade do filme é que o vestido acima foi feita certa de 300 versões dele por conta de todas as 'fases de destruição' que ele sofreu durante a passagem da história.

A figurinista do filme é Ruth Myers, nomeada ao Oscar duas vezes, embora nunca tenha ganho, e a muitos outros prêmios e que tem no seu currículo (extenso, ela trabalha como figurinista desde a década de 1960) o figurino dos filmes Emma, Los Angeles: Cidade Proibida, Família Adams, A Bússola de Ouro e a série Hemingway & Gellhorn (a qual tem bastante semelhanças, a meu ver, com o filme da Lenda de Tarzan).

Share:

0 Comments