Suite Francesa

Fazendo um rápido resumo do filme, Suite Francesa conta a história de Lucile (Michelle Williams) que mora com a sogra esperando o marido voltar da 2ªª G. M. que vê sua cidade que fica no interior da França invadida por parisienses e, posteriormente, por soldados alemães, sendo um deles Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts). O filme mostra a relação dos dois e, em segundo plano, a da cidade com os soldados alemães (uma parte interessante, para mim, foi mostrar de forma bem breve as famosas que li certa vez "aliadas horizontais"). O filme é bem interessante e um dos filmes mais ‘leves’ sobre a 2ª G.M. que EU já assisti, embora alguns assuntos pudessem terem sido abordados de melhor forma.

Acho que o que menos me agradou foi a escolha dos atores principais, não que eu não goste deles porque acho a Michelle incrível e o Matthias um ótimo ator, mas para mim faltou química entre os dois, me deixando com a impressão de que a relação dos dois era muito mais um misto de atração física, carência e misturados com a guerra, do que um amor verdadeiro! (lógico que essas são as MINHAS impressões).

Agora vamos ao figurino...

O figurino feminino, principalmente de Lucile, é composto, basicamente, de vestidos, e algumas saias, bem simples, retos, alguns com um pequeno movimento, mas nada muito armado, com comprimento pouco a baixo do joelho e com estampas de flores tudo bem claro, não lembrando em nada aquela Paris chique que pelo menos eu tenho no meu imaginário. Pelo contrário, tudo é extremamente simples e me lembrou em muito roupas que minha avó usava, principalmente as estampas. A escolha das roupas mostra o quão a personagem Lucile era simples, apesar de sua diferença social com o resto dos personagens, e que tinha sua preocupação voltada para a guerra e o marido, não tendo tempo para vaidades.







Em poucos momentos dá para ver uma Lucile que se assemelha mais as ‘parisienses chiques’ que eu tenho em mente. Como na imagem abaixo e em uma cena que ela utiliza um vestido vermelho (meu preferido que, infelizmente, não achei imagens).




Claro, além de Lucile, existem outras personagens femininas que representam uma parte da população mais pobre, porém é fácil perceber que os modelos de vestidos e conjuntos de saias e blusas se assemelham, a diferença são as estampas e cores que são mais frias, pesadas e não tão alegres, talvez representando a vida mais pesada e dura que essas mulheres tinham por conta da sua classe inferior.




 
Quanto aos homens, a maior parte do elenco usa uniforme do exercito alemão, e o mesmo, no filme, parece muito com o utilizado na época durante a 2ª G. M.




Além disso uma coisa que eu percebi foi que o corte utilizado por Bruno, e outro personagens do exército alemão, foi bem reproduzido como o da época, e que, só por curiosidade, pelo menos para mim, esse corte pareceu bem atual.




Quanto ao figurinista ele é Michael O'Connor, ganhador de muitos premis inclusive um Oscar de Melhor Figurino em 2009 com A Duquesa (muitos dos filmes pelos quais ele foi indicados/venceu o Oscar e outros prêmios de melhor figurino tem a Keira Knightley como atriz) e que fez o figurino de um dos meus filmes preferidos, em todos os aspectos, Jane Eyre (2011).




Share:

0 Comments