Oscar 2017: Animais Fantásticos e Onde Habitam

A premiação do Oscar 2017 acontece nesse domingo (26/02), e essa semana eu postar sobre os indicados ao Oscar de melhor figurino, começando pelo meu favorito 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'...

A começar devo confessar que não sou muito fã de Harry Potter (apesar de ter assistido a todos os filmes, grande parte deles na estréia, nunca li nenhum livro), mas ainda assim de todos os indicados ao Oscar de Melhor Figurino desse ano “Animais Fantásticos e Onde Habitam” é com certeza o meu favorito e isso se deve ao fato de que  um dos meus atores favoritos está nele) o filme se passa na década de 1920, minha década favorita no quesito moda e literatura.

O filme se passa antes do Harry Potter nascer, na verdade acho que antes dos pais deles, mas não tenho certeza com Newt Scamander chegando a Nova York com sua maleta cheia de “animais fantásticos”, tendo alguns deles escapado e a partir daí começa a “aventura” que acaba tomando outros rumos e vilões (não darei spoiler). Fora alguns erros o filme, na minha opinião, é muito bom, talvez não tão bom quanto a franquia de Harry Potter, porém é muito cedo ainda para comparar os dois.

Sobre o figurino...

Como principais o filme conta com 6 personagens que são bem distintos entre si no figurino que, o mais interessante, não mudam muito (talvez pelo fato do filme se passar em um período de cerca de dois dias?). Vou começar então pelos figurinos masculinos dessa vez:

Newt Scamander (Eddie Redmayne): diferente dos outros figurinos, o de Newt é o único que não faz jus a época a qual o filme se passa, pelo contrário, o figurino dele parece ter saído da época vitoriana. Não sei dizer, mas o estilo do personagem parece ter sido proposital, por ser ‘atrapalhado’ e, assim, não ser tão ligado a moda. As peças mais interessantes são a gravata e o sobretudo azul que o personagem utiliza quase o filme todo, pois parece que a figurinista se influenciou pela moda de ternos azuis tão recente (na verdade o figurino inteiro de Newt parece ter saído de um desfile da Gucci sob o comando do Alessandro).



Percival Graves (Colin Farrell) / Jacob Kowalski (Dan Floger) / Credence Barebone (Ezra Miller): os três, apesar de estilos distintos, tem figurinos (ternos e calças oxford) tipicamente dos anos 1920, com o figurino do Percival sendo um pouco mais formal.





Queenie Goldstein (Alison Sudol): enquanto sua irmã possui um estilo a la ‘garçonne’, Queenie minha personagem preferida do ‘mundo Harry Potter’ tem um estilo mais ‘melindrosa’, maquiagem, penteado e seus vestidos retos, chamativos, sem marcar a cintura e com comprimento um pouco acima do joelho (ainda que na década de 1920 os vestidos fossem abaixo do joelho, porém pode ser por conta da altura da atriz). 




O que eu achei mais legal na Quennie, assim como na Porpentina, é que a figurinista parece ter se inspirado em estilistas da própria década de 1920, nesse caso nos modelos criados por Elizabeth Hawes (imagens abaixo). O decote, de trás e da frente, e o ‘detalhe’ da frente (esse mesmo detalhe é possível ver em Chicago, outro trabalho da figurinista) lembram bastante os modelos criados por ela.






Porpentina Goldstein (Katherine Waterston): como dito anteriormente, Porpentina tem um estilo a la ‘garçonne’, facilmente identificado pelo corte de cabelo (faltando apenas a franja). Diferente da sua irmã, que usa vestidos e é mais feminina, ela usa calças, o que para a década de 1920 não era algo tão comum e bem visto na sociedade da época.


 


Ao meu ver o figurino da personagem lembra bastante o estilo das atrizes Marlene Dietrich e Louise Brooks (fotos abaixo). E, para terminar, a única vez que Porpentina usou um vestido, assim como sua irmã, parece ter sido inspirado, também, pelos modelos da Elizabeth Hawes.

 


Quanto a figurinista Colleen Atwood, se não estou enganada, de todos os indicados, é a única que já ganhou um Oscar anteriormente (11 vezes) e que ganhou 3 (Chicago, Memórias de uma Queixa e Alice no país das maravilhas). Infelizmente não encontrei nenhuma entrevista em que a figurinista, Colleen Atwood, fale sobre suas inspirações e o trabalho na montagem dos personagens...




Share:

0 Comments