Cinderela
Acho que uma sinopse de Cinderela dispensa sinopse é a mesma
história da garota que perde a mãe, depois de alguns anos perde o pai e fica a
mercê e trabalhando como empregada de sua madrasta e irmãs. Conhece o príncipe,
sem saber quem ele é, depois de uns dias o mesmo dá um baile, ela tenta ir, mas
a madrasta destrói o seu vestido, vem a fada madrinha, ‘produz’ a Cinderela
inteira, ela vai ao baile, dança com o príncipe, perde o sapatinho e ele vai em
busca da dona do sapato até encontra-la e serem felizes para sempre!!! (todo
mundo sabe).
Confesso que não é meu tipo de filme preferido (nunca gostei
de filme de princesas), mas é um filme bem bonitinho, apesar de algumas
interpretações, como a do príncipe, deixarem a desejar, mas que são salvas pela
de outros Cate Blanchett atores. Além disso, a Helena Bonham Carter
está linda de fada madrinha (não estranha como de costume), as ‘irmãs’ estão
bem engraçadinhas, gosto bastante da atriz que fez a Drisella, e a Lily James
como Cinderela foi uma escolha perfeita, ela tem aquele ar de ingenuidade, tem um
rostinho e um jeito meigos e delicados, além de ser uma boa atriz, uma das
minhas preferidas dessa nova leva.
Quanto ao figurino vou começar pelo príncipe que usa
praticamente o mesmo durante o filme
todo, mudando apenas as cores da jaqueta, porque até o detalhe delas, que são
três ao todo, são o mesmo, acho que isso pegou um pouco no filme, me deixou com
a impressão de que o armário dele deveria ser igual ao daquele quadrinho da
Mônica sabe?
As meias-irmãs, como no original da animação, cada uma é
caracterizada por uma cor, Drisella pelo amarelo e Anastácia pelo rosa, assim
sendo, suas roupas e vestidos bufantes de ‘bolo’ infantis são sempre iguais uma
da outra se diferenciando apenas pelas cores.
Quanto a Lady Tremaine, a madrasta, basicamente tem como
paleta de cores de seu figurino o preto, verde escuro e amarelo e ela é a mais
chique das personagens na minha opinião, ainda que seja espalhafatosa. Além
disso, achei bem legal o que a figurinista fez usando uma saia armada por cima
de um vestido/saia preta agarrada que deu um efeito muito legal (juro que
muitas vezes achei que era uma calça, e também gostei bastante do vestido que
ela usa no baile pode até ser adaptado para usar na ‘vida real’.
Agora vamos aos vestidos mais ‘trabalhosos’, começando pela
Fada Madrinha, o vestido dela é cheio de brilho, ele tem 400 lâmpadas de LED,
precisou de quase 120 metros de tecido e milhares de cristais Swarovski, e
quando usado pela atriz chegava a mais de 1,2 metro de largura.
E, por último e o mais aguardado, temos o figurino da Cinderela
que durante o filme inteiro passa com um vestido azul midi bem simples e
parecido com o da animação da Disney, mostrando que ela era uma garota que não
ligava para essas frivolidades.
Outro vestido que a Cinderela usa é o do casamento, que me
lembrou um pouco o da Kate Middleton, e que se o filme tivesse tido um
repercussão maior entre o público sem dúvida que teriam várias noivas casando
com ele, pois é um vestido bem ‘usável’, digamos assim.
O vestido do baile (para mim poderia ter sido melhor, mais
grandioso e bonito!!!) também segue a proposta da figurinista e do diretor de
se manter, quase, fiel ao da animação e é, também, simples, mas que tem uma
explicação dada pela própria Sandy Powell (figurinista) que o vestido deveria
ser bonito e grandioso, mas não ais que a própria princesa, e que deveria
transmitir bondade e gentileza, idéia essa destacada várias vezes durante o
filme, sendo a intenção do diretor.
Mas, claro, ‘simples’ é apenas no visual, de certa forma,
porque na composição do famoso vestido azul clarinho do baile, foram usados
mais de 250 metros de tecido e de 10 mil cristais Swarovski, inúmeras anáguas e
mais de 5 quilômetros de costura.
Algumas curiosidades sobre o vestido de baile da Cinderela:
foram feitos ao todo 9 modelos, cada um para um momento do filme, sendo um mais
curto para possibilitar a corrida da futura princesa e um com buracos laterais
para a dança. O vestido também fez com que fosse causada uma certa polêmica em
torno da cintura da atriz que usando corpete como ‘manda o figurino’, e a saia
armada criando uma ilusão de ótica, ficou hiper-fina.
Sobre a figurinista Sandy Powell, ela tem um enorme
currículo (O Lobo de Wall Street, Entrevista com um Vampiro, Gagues de Nova
York, entre outros, sendo a maioria filmes com o Martin Scorsese) e já é uma
velha conhecida do Oscar, tendo sido indicada ao prêmio 11 vezes e ganhando 3: em 1999 pelo filme
Shakespeare Apaixonado, em 2005 por O Aviador e em 2010 por A Jovem Rainha
Vitória. Além disso ela tem outra vantagem sobre os 3 três indicados...ela
concorre por dois filmes esse anos, Cinderela e Carol.
Por Cinderela, na minha opinião, ela não ganharia, não por
não ter sido feito um ótimo trabalho, porque, como visto acima, só o vestido do
baile da Cinderela revela um grande esforço e o figurino ganhou inclusive uma
exposição, mas comparado ao que foi feito em The Revenant parece que ficou bem
simples.
Mas, claro, Cinderela é lindo, com certeza daqui alguns anos
terá outra versão, e é um filme que sempre cai no gosto do público, como o que
aconteceu dessa vez .
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