Cinderela


Acho que uma sinopse de Cinderela dispensa sinopse é a mesma história da garota que perde a mãe, depois de alguns anos perde o pai e fica a mercê e trabalhando como empregada de sua madrasta e irmãs. Conhece o príncipe, sem saber quem ele é, depois de uns dias o mesmo dá um baile, ela tenta ir, mas a madrasta destrói o seu vestido, vem a fada madrinha, ‘produz’ a Cinderela inteira, ela vai ao baile, dança com o príncipe, perde o sapatinho e ele vai em busca da dona do sapato até encontra-la e serem felizes para sempre!!! (todo mundo sabe).

Confesso que não é meu tipo de filme preferido (nunca gostei de filme de princesas), mas é um filme bem bonitinho, apesar de algumas interpretações, como a do príncipe, deixarem a desejar, mas que são salvas pela de outros Cate Blanchett atores. Além disso, a Helena Bonham Carter está linda de fada madrinha (não estranha como de costume), as ‘irmãs’ estão bem engraçadinhas, gosto bastante da atriz que fez a Drisella, e a Lily James como Cinderela foi uma escolha perfeita, ela tem aquele ar de ingenuidade, tem um rostinho e um jeito meigos e delicados, além de ser uma boa atriz, uma das minhas preferidas dessa nova leva.



Quanto ao figurino vou começar pelo príncipe que usa praticamente o mesmo durante o filme todo, mudando apenas as cores da jaqueta, porque até o detalhe delas, que são três ao todo, são o mesmo, acho que isso pegou um pouco no filme, me deixou com a impressão de que o armário dele deveria ser igual ao daquele quadrinho da Mônica sabe?




As meias-irmãs, como no original da animação, cada uma é caracterizada por uma cor, Drisella pelo amarelo e Anastácia pelo rosa, assim sendo, suas roupas e vestidos bufantes de ‘bolo’ infantis são sempre iguais uma da outra se diferenciando apenas pelas cores.



Quanto a Lady Tremaine, a madrasta, basicamente tem como paleta de cores de seu figurino o preto, verde escuro e amarelo e ela é a mais chique das personagens na minha opinião, ainda que seja espalhafatosa. Além disso, achei bem legal o que a figurinista fez usando uma saia armada por cima de um vestido/saia preta agarrada que deu um efeito muito legal (juro que muitas vezes achei que era uma calça, e também gostei bastante do vestido que ela usa no baile pode até ser adaptado para usar na ‘vida real’. 






Agora vamos aos vestidos mais ‘trabalhosos’, começando pela Fada Madrinha, o vestido dela é cheio de brilho, ele tem 400 lâmpadas de LED, precisou de quase 120 metros de tecido e milhares de cristais Swarovski, e quando usado pela atriz chegava a mais de 1,2 metro de largura.



E, por último e o mais aguardado, temos o figurino da Cinderela que durante o filme inteiro passa com um vestido azul midi bem simples e parecido com o da animação da Disney, mostrando que ela era uma garota que não ligava para essas frivolidades.



Outro vestido que a Cinderela usa é o do casamento, que me lembrou um pouco o da Kate Middleton, e que se o filme tivesse tido um repercussão maior entre o público sem dúvida que teriam várias noivas casando com ele, pois é um vestido bem ‘usável’, digamos assim.



O vestido do baile (para mim poderia ter sido melhor, mais grandioso e bonito!!!) também segue a proposta da figurinista e do diretor de se manter, quase, fiel ao da animação e é, também, simples, mas que tem uma explicação dada pela própria Sandy Powell (figurinista) que o vestido deveria ser bonito e grandioso, mas não ais que a própria princesa, e que deveria transmitir bondade e gentileza, idéia essa destacada várias vezes durante o filme, sendo a intenção do diretor.
Mas, claro, ‘simples’ é apenas no visual, de certa forma, porque na composição do famoso vestido azul clarinho do baile, foram usados mais de 250 metros de tecido e de 10 mil cristais Swarovski, inúmeras anáguas e mais de 5 quilômetros de costura.



Algumas curiosidades sobre o vestido de baile da Cinderela: foram feitos ao todo 9 modelos, cada um para um momento do filme, sendo um mais curto para possibilitar a corrida da futura princesa e um com buracos laterais para a dança. O vestido também fez com que fosse causada uma certa polêmica em torno da cintura da atriz que usando corpete como ‘manda o figurino’, e a saia armada criando uma ilusão de ótica, ficou hiper-fina.




Sobre a figurinista Sandy Powell, ela tem um enorme currículo (O Lobo de Wall Street, Entrevista com um Vampiro, Gagues de Nova York, entre outros, sendo a maioria filmes com o Martin Scorsese) e já é uma velha conhecida do Oscar, tendo sido indicada ao prêmio  11 vezes e ganhando 3: em 1999 pelo filme Shakespeare Apaixonado, em 2005 por O Aviador e em 2010 por A Jovem Rainha Vitória. Além disso ela tem outra vantagem sobre os 3 três indicados...ela concorre por dois filmes esse anos, Cinderela e Carol.

Por Cinderela, na minha opinião, ela não ganharia, não por não ter sido feito um ótimo trabalho, porque, como visto acima, só o vestido do baile da Cinderela revela um grande esforço e o figurino ganhou inclusive uma exposição, mas comparado ao que foi feito em The Revenant parece que ficou bem simples.

Mas, claro, Cinderela é lindo, com certeza daqui alguns anos terá outra versão, e é um filme que sempre cai no gosto do público, como o que aconteceu dessa vez .

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