Mulheres no cinema: Little Women (2019)

 Eu confesso que queria esperar um pouquinho mais para escrever sobre o figurino desse filme, que foi um dos meus favoritos de 2019, porém esse mês eu não consegui assistir nenhum filme e esse era um dos que estavam mais frescos na minha memória.

Little Women (2019, dir. Greta Gerwig), ou Adoráveis Mulheres em português, é a adaptação do livro de mesmo nome (anteriormente chamado “Mulherzinhas”) da escritora americana Louisa May Alcott. Ele vai contar a história das 4 diferentes irmãs da família March, tendo o protagonismo em Jo durante o século 19. O filme, para algumas pessoas, foi um tanto complicado de ver, pois ele não segue exatamente uma ordem cronologia (vai para o passado e volta para o presente sem uma forma especifica).

O que muita gente não sabe é que o livro da Louisa May Alcott, inicialmente, só ia até uma determinada parte e todos os finais de todas as irmãs ficava em aberto, porém, por causa de muita insistências de leitores e da própria editora, Louisa resolveu fazer uma segunda parte e dar o tão pedido final feliz. Acontece que a autora não queria que Jo, a principal, se cassasse, mas o editor insistiu dizendo que ninguém queria um final daquele para a protagonista e tão amada personagem e exatamente isso é possível ver no filme.

A diretora Greta Gerwig fez um excelente trabalho misturando a própria vida da autora com a da protagonista Jo (se você leu o livro sabe que o final e muitas coisas que acontecem com a Jo são diferentes). Eu gostei disso que a diretora trouxe e para mim ficou muito melhor do que o próprio final que a Jo recebeu de Louisa, ainda que sob pressão e, tenho para mim, que a autora teria adorado o final aonde sua vida se mistura com a da sua personagem principal tão amada e querida.


 A figurinista do filme é a já conhecida Jacqueline Durran (tem um post sobre o figurino que ela criou para A Bela e a Fera aqui no blog) e, mais uma vez, ela fez um trabalho excepcional. Como as 4 irmãs tem personalidades e sonhos diferente, a figurinista e sua equipe decidiram criar uma paleta de cores para cada uma das personagens, normalmente a Jo (Saoirse Ronan) é sempre vista usando roupas com cores mais escuras como azul marinho, vermelho e preto; a Amy (Florence Pugh) sempre está usando azul claro, branco e tons claros de rosa; Meg (Emma Watson) verde claro, branco e um lilás bem claro; e a Beth (Eliza Scanlen) com rosas um pouco mais escuros e marrom. Além disso, a figurinista se inspirou em obras de arte do século 19 e fotografias para criar as peças, ela queria criar figurinos para pessoas que viviam fora da moda vitoriana vigente na época (golas altas, muitas rendas, babados, mangas bufantes, espartilhos e cores escuras).


Cada uma das irmãs tem uma representação e isso é bem claro na distinção dos figurinos de cada uma, Beth, a mais nova tem vestidos um pouco mais infantis; Jo, que representa a liberdade e rebeldia, além de usar roupas masculinas em alguns momentos, nenhum dos vestidos dela tem pompa; Beth seria a que mais segue a moda do século 19, ela é mais refinada e chique; e a Meg, que é a mais romântica delas, tem vestidos delicados, com tecidos estampados bem femininos.

Jo March




Amy March

Meg March

Beth March
 

Além das garotas, Laurie (Timothée Chalamet) também recebeu um figurino com muita pesquisa e trabalho, suas roupas são da década de 1840, ainda que a história se passe em 1860, pois ele estudou na Europa alguns anos antes e ainda carrega o estilo daquela época dos estudos.


 

Mais uma vez, Jacqueline e sua equipe tentaram criar figurinos sustentáveis, acredito que essa seja uma das “marcas” da figurinista e, por esse trabalho impecável de pesquisa e criação, ela levou o Oscar de melhor figurino, merecidíssimo, com certeza!!!

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