Mulheres no cinema: Little Women (2019)
Eu confesso que queria esperar um pouquinho mais para escrever sobre o figurino desse filme, que foi um dos meus favoritos de 2019, porém esse mês eu não consegui assistir nenhum filme e esse era um dos que estavam mais frescos na minha memória.
Little Women (2019, dir. Greta Gerwig), ou Adoráveis Mulheres em português, é a adaptação do livro de mesmo nome (anteriormente chamado “Mulherzinhas”) da escritora americana Louisa May Alcott. Ele vai contar a história das 4 diferentes irmãs da família March, tendo o protagonismo em Jo durante o século 19. O filme, para algumas pessoas, foi um tanto complicado de ver, pois ele não segue exatamente uma ordem cronologia (vai para o passado e volta para o presente sem uma forma especifica).
O que muita gente não sabe é que o livro da Louisa May Alcott, inicialmente, só ia até uma determinada parte e todos os finais de todas as irmãs ficava em aberto, porém, por causa de muita insistências de leitores e da própria editora, Louisa resolveu fazer uma segunda parte e dar o tão pedido final feliz. Acontece que a autora não queria que Jo, a principal, se cassasse, mas o editor insistiu dizendo que ninguém queria um final daquele para a protagonista e tão amada personagem e exatamente isso é possível ver no filme.
A diretora Greta Gerwig fez um excelente trabalho misturando a própria vida da autora com a da protagonista Jo (se você leu o livro sabe que o final e muitas coisas que acontecem com a Jo são diferentes). Eu gostei disso que a diretora trouxe e para mim ficou muito melhor do que o próprio final que a Jo recebeu de Louisa, ainda que sob pressão e, tenho para mim, que a autora teria adorado o final aonde sua vida se mistura com a da sua personagem principal tão amada e querida.
A figurinista do filme é a já conhecida Jacqueline Durran (tem um post sobre o figurino que ela criou para A Bela e a Fera aqui no blog) e, mais uma vez, ela fez um trabalho excepcional. Como as 4 irmãs tem personalidades e sonhos diferente, a figurinista e sua equipe decidiram criar uma paleta de cores para cada uma das personagens, normalmente a Jo (Saoirse Ronan) é sempre vista usando roupas com cores mais escuras como azul marinho, vermelho e preto; a Amy (Florence Pugh) sempre está usando azul claro, branco e tons claros de rosa; Meg (Emma Watson) verde claro, branco e um lilás bem claro; e a Beth (Eliza Scanlen) com rosas um pouco mais escuros e marrom. Além disso, a figurinista se inspirou em obras de arte do século 19 e fotografias para criar as peças, ela queria criar figurinos para pessoas que viviam fora da moda vitoriana vigente na época (golas altas, muitas rendas, babados, mangas bufantes, espartilhos e cores escuras).
Cada uma das irmãs tem uma representação e isso é bem claro na distinção dos figurinos de cada uma, Beth, a mais nova tem vestidos um pouco mais infantis; Jo, que representa a liberdade e rebeldia, além de usar roupas masculinas em alguns momentos, nenhum dos vestidos dela tem pompa; Beth seria a que mais segue a moda do século 19, ela é mais refinada e chique; e a Meg, que é a mais romântica delas, tem vestidos delicados, com tecidos estampados bem femininos.
Amy March |
Meg March |
Beth March |
Além das garotas, Laurie (Timothée Chalamet) também recebeu um figurino com muita pesquisa e trabalho, suas roupas são da década de 1840, ainda que a história se passe em 1860, pois ele estudou na Europa alguns anos antes e ainda carrega o estilo daquela época dos estudos.
Mais uma vez, Jacqueline e sua equipe tentaram criar figurinos sustentáveis, acredito que essa seja uma das “marcas” da figurinista e, por esse trabalho impecável de pesquisa e criação, ela levou o Oscar de melhor figurino, merecidíssimo, com certeza!!!
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